Olá amigas e amigos! Estamos vivendo sem tempo pra tudo, em busca de praticidade, muitos de nós acaba optando, muitas vezes, por produtinhos enlatados. Atire a primeira pedra que não consome o atum em lata! Quem aqui na pressa do dia a dia não usou molho pronto?
A maioria desses alimentos não é muito indicada, por alguns motivos, como, por exemplo, o fato de a proteção interna das latas possuir uma substância chamada bisfenol-A – É um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis. Além disso, pode ser encontrado no revestimento interno de enlatados, garrafas reutilizáveis de água (do tipo squeeze) e garrafões de água mineral. O bisfenol-A é um desregulador endócrino, isto é, uma substância química semelhante a um hormônio que promove alterações no sistema endócrino humano. Essa substância apresenta homologia estrutural ao dietilestilbestrol (estrógeno sintético), e exerce efeitos que resultam em mudanças de comportamento, alteração do crescimento infantil e maturação sexual precoce.
Diversos estudos científicos têm encontrado efeitos notáveis da exposição perinatal do bisfeno-A, que incluem:
- Hiperplasia intraductal e lesões pré-neoplásicas da glândula mamária na idade adulta;
- Alterações no útero e ovário;
- Alterações ligadas ao dimorfismo sexual no adulto;
- Alterações de comportamento, co
- Alterações no desenvolvimento da próstata e da glândula mamária;
- mo hiperatividade e aumento de agressividade;
- Alterações no comportamento sexual;
- Aumento da susceptibilidade ao vício de drogas.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) limita o uso da substância em 0,6 mg para cada quilo de embalagem. Mas atualmente ainda não há um consenso sobre a recomendação no uso desta substância.
Neste post vou mostrar alguns alimentos enlatados que você pode muito bem trocar por mais saudáveis. Bora lá!
MOLHOS DE TOMATE
Estes molhos de tomate prontos devem ser evitados, eles possuem uma quantidade absurda de sódio, além do sódio tem em sua composição realçador de sabor glutamato monossódico – o qual está muito presente nos alimentos ultraprocessados. A estudos que mostram que o consumo de glutamato monossódico é uns dos causadores de dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, dores no peito, asma, entre outros.
Em apenas duas colheres de sopa de molho pronto tem em média, 280mg de sódio. O máximo recomendado pela OMS é 2000 mg ao dia. Além disso temos o bisfenol-A – substância que está relacionada com problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, entre outros.
A boa substituição é que a façam o molho em casa, coloque em bandejas de gelo congele adicione em sacos próprios para freezers e use a quantidade necessária pro dia. Assim ficará pratico e estará consumindo os tomates e temperos o mais natural possível. Os temperos tradicionais para um bom molho são: manjericão, orégano, salsa, coentro, pimentas. Se não tiver mesmo tempo, compre os molhos prontos de embalagem de vidro, assim você consegue evitar de consumir o bisfenol-A. Mais saiba que ainda vai consumir uma quantidade grande de sal!
CARNES
As carnes enlatadas não devem ser consumida, pois são carnes de má qualidade, como a maioria dos ultraprocessados, estas carnes contêm altíssimas concentrações de gorduras e também alto teor de sódio. Isto pode levar a problemas na pressão sanguínea, retenções de liquido entre outros problemas de saúde. Por ser um alimento ultraprocessado, possui corantes, conservantes, realçador de sabor entre outros aditivos químicos.
O mais correto é comprar carne fresca e prepará-la em casa, lembrando de que você pode congelar e porcões pequenas, e mais uma coisa cuidado com o sódio!
REFRIGERANTES E SUCOS
Os refrigerantes e sucos em latas devem ser evitados por também conter o bisfenol-A. Mais além disso nós temos estas bebidas muito açucaradas. Isso pode oferecer muitos malefícios à saúde se consumido em excesso, como diabetes, excesso de peso e comportamentos psicológicos alterados.
O mais adequado é evitar o consumo de refrigerantes. E aderir aos sucos naturais (sem açúcar) e chás gelados (sem açúcar) podem ser boas opções para substituí-lo. De preferência aos sucos naturais, frutas in natura, evite acrescentar açúcar, claro que se for tomar um suco de limão não tem jeito né!
Um dos principais riscos à saúde é a possibilidade de o enlatado estar contaminado pela bactéria Clostridium botulinum, que libera uma toxina que pode atingir o sistema nervoso. Ela pode se desenvolver em meios sem oxigênio (latas), mas pode-se evitar isso quando a indústria se preocupa em deixar o pH do enlatado abaixo de 4,5.
Pensando nisto também, evite comprar latas estufadas. Isto é um indício de proliferação bacteriana. Não compre latas que estiverem amassadas, uma vez que o metal das latas pode contaminar os alimentos.
Os principais problemas de se consumir enlatados constantemente é a quantidade exagerada de sal e açúcar presente nestes alimentos, o que pode aumentar os riscos de doenças crônicas.
Por isso, você já sabe! Opte por alimentos menos processados!
Conteúdo de pesquisa e utilização: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=23&id=603, imagens: http://www.dicasdemulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário