sábado, 13 de agosto de 2016

BOLINHO DE MANDIOCA (AIPIM, MACAXEIRA) RECHEADO COM QUEIJO



   Olá amiguinhos! Hoje a receita é especial pra você que adora aperitivos, um petisquinho! Não tem nada melhor que um bolinho bem saboroso e quentinho e uma bebida gelada pra acompanhar, né? Fiz essa receita algumas semanas atrás e me surpreendi com o resultado! A massa fica super levinha, bem diferente de massa de trigo, sabe aquela tradicional de coxinha, que as vezes pesa um pouco, né?

O legal dessa receita é que ela foge dos salgados tradicionais, ela é feita com mandioca e o recheio fica por conta do queijo mussarela, que dá um gosto todo especial. Vale a pena testar em casa. Como não poderia deixar passar sem um informativo nutritivo aqui vai as informações nutricionais da mandioca, aipim, macaxeira.
   A mandioca é rica em potássio auxiliando na transformação dos carboidratos em glicose, na reconstrução dos músculos e na síntese de proteínas. Possui muitas fibras, as quais regulam os movimentos intestinais e do aparelho excretor, a falta do consumo de fibras pode levar a constipação intestinal. Ela é fonte de vitamina C, um antioxidante natural que protege o organismo contra os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento, contra o aumento de doenças do coração e incidência de câncer. Além do mais, a vitamina C também auxilia na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dos tendões e dos vasos sanguíneos. Rica também e folato, O folato pertence à família das vitaminas B e, entre as suas funções, estão o suporte ao sistema imunológico e às funções cerebrais, a quebra dos carboidratos no organismo, o auxilio no controle do estresse e ajuda na manutenção da saúde da pele, dos cabelos e dos pulmões. Ele também trabalha combinado com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos e tem uma ação importante em indivíduos adolescentes ou mulheres gravidas que enfrentam períodos de crescimento rápido. 
   A mandioca é um ótimo carboidrato para diabéticos Um copo e mandioca tem quase quatro gramas de fibras, importante no controle do peso e na saúde digestiva. Pessoas diabéticas são aconselhadas a manter uma dieta rica em fibras para prolongar o processo da digestão, o que ajuda o organismo a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Indicada também para grávidas, a mandioca possui ácido fólico, responsável pela redução da chance de defeitos do tubo neural durante a formação dos bebês. A ingestão de ácido fólico é amplamente recomendada para as grávidas e alimentar-se de mandioca é uma ótima maneira de consumi-lo naturalmente. 
   A receita de bolinho de mandioca pode ser assada em vez de frita!
Bora pra receita...
*Receita de Gisele Souza do Canal Receitas de Minuto do you tube
Ingredientes:
300g de Mandioca (2 xícaras)
4 Colheres (sopa) Farinha de Trigo (você pode usar farinha de trigo integral ou farinha de aveia no lugar da farinha branca)
4 Colheres (sopa) Margarina / Manteiga
4 Colheres (sopa) Queijo Ralado (se não gosta não precisa colocar, mais tempere bem a massa pra ficar saborosa ok!)
3 Colheres (sopa) Água
150g de Queijo (p/ rechear)
Sal, Pimenta do Reino e Salsinha á gosto.
Leite ou Ovos (p/ empanar)
Farinha de Rosca (p/ empanar) (usei farinha panko)

Modo de preparo:
   
   Cozinhe a mandioca até que fique bem macia, escorra a água e amasse com um garfo até virar quase um purê.Em uma panela em fogo baixo adicione a margarina deixe derreter e junte a farinha de trigo, misture até formar uma massa. Adicione a Mandioca, o queijo ralado e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e adicione água aos poucos até formar uma massa e ficar difícil de misturar, passe para um recipiente e deixe esfriar um pouco. Com a massa ainda morna, sove com as mãos para conseguir formar uma massa sólida e macia. Faça bolinha e recheie com o queijo ou com o que desejar e reserve. Empane passando no ovo e na farinha e frite em óleo quente ou asse em forno pré aquecido a 250ºC por 20 ou 30 minutos (virando na metade do tempo).
*Obs: Você pode congelar! Coloque as bolinha em uma forma untada e deixe no freezer até congelar, depois transfira para sacos plásticos e mantenha no congelador por até 3 meses. Para fritar ou assar basta tirar do freezer e jogar direto na panela ou forno.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário