sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SOPA DE CAPELETTI AO BRODO COM LEGUMES



   Olá amigas (os)! Hoje trago uma receita fácil, boa pro frio e pra quem está doentinho(a) como eu! É uma bela sopa de agnoline ou melhor Capeletti ao brodo com legumes.
   A palavra Capeletti é a forma brasileira do Cappelletti italiano (escrito com várias consoantes duplicadas). A origem do nome Cappelletti vem de cappelletto que significa chapeuzinho. Como um só chapeuzinho não basta, passamos a palavra para o plural, ou seja, cappelletti. Os recheios são vários: frango, carne, queijo, calabresa, ricota com espinafre…
   Brodo nada mais é do que caldo, ou seja, um caldo aromático e saboroso que pode levar os ingredientes e temperos que mais gostar.
Esta delícia se tornou um prato tradicional da região serrana do Rio Grande do Sul, área povoada por muitos imigrantes italianos, e é servido como entrada nos restaurantes, onde recebe o nome de Sopa de Agnoline, feito com um tipo capeletti pequeno e muito saboroso. Infelizmente o Agnoline é muito difícil de encontrar nas outras regiões do Brasil.
Esta sopa o capeletti in brodo é bem rápida de preparar e é uma versão simplificada também, para os dias frios, e vamos combinar que com este frio que anda fazendo em algumas regiões do Brasil esta sopinha é perfeita para aquecer e confortar o corpo e o coração.
É sucesso garantido! Bora pegar a receita!

Ingredientes:
250g de capeletti (usei aqueles de caixinha que vende no mercado na sessão de frios)
1 litro de caldo de carne de sua preferência* (receitinha básica a baixo)
1 colher (sopa) azeite
legumes picados ( usei 1 cenoura em cubos, batata também em cubos e ervilhas congeladas)
cebolinha picada
sal, pimenta e noz moscada a gosto


*Caldo de carne caseiro
Ingredientes:
1 kg de músculo limpo e em pedaços
1/2kg de legumes diversos (usamos 2 cenouras, 2 abobrinhas)
1 cebola média
2 dentes de alho
1 alho poró
Temperos verdes (louro, tomilho, salsa, cebolinha) opcional


Modo de preparo:
Corte os ingredientes em pedaços grosseiros e prepare os temperos verdes. Para isso basta unir a parte escura do alho poró com tomilho, louro e salsa e cebolinha e amarrar com um barbante.
Comece dourando a carne no fogo alto com uma colher de sopa de óleo de milho.
Quando a carne estiver bem douradinha, comece a acrescentar os outros ingredientes. Primeiro os dois dentes de alho, a cebola, a parte branquinha do alho poró, os legumes e o bouquet garni.
Então acrescente água filtrada até cobrir bem todos os legumes.
Espere ferver e retire as espuminhas que se formaram. Depois tampe a panela, diminua o fogo e aguarde uma hora. Tire do fogo e passe o preparo numa peneira a fim de extrair o máximo de caldo possível. Você pode congelar em pequenas porções para usar sempre que precisar! Você também pode fazer essa receita só com legumes ou substituir a carne pelo frango. Assim terá caldo de legumes e caldo de frango a sua disposição no congelador também!

Modo de preparo:


 Faça um caldo de carne (a receitinha está acima do modo de preparo!). Reserve. Em uma panela refogue com azeite os legumes acrescente o caldo. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até que os legumes estejam al dente. Junte o capeletti ajuste o sal, e deixe cozinhar até o ponto desejado. Sirva, se quiser salpique  salsinha ou cebolinha por cima. Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário